StarCraft II é utilizado em estudos de inteligência artificial - Games + Gamers

Recentes

quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

StarCraft II é utilizado em estudos de inteligência artificial


A britânica DeepMind, empresa focada em estudos na área de inteligência artificial (I.A.), propõe um novo patamar de desafio dado pelas máquinas em jogos digitais. Com o tempo, o aprimoramento da I.A. permitiu diversos níveis de dificuldade em partidas "humano x máquina", onde o adversário tecnológico segue certas programações impostas pelos seus desenvolvedores, e muitas delas podem ser reconhecidas e superadas ao olhar mais criticamente. Pensando nisso, a empresa surgiu com a proposta de trabalhar a I.A. em cima da mecânica do popular jogo da Blizzard Entertainment, StarCraft II.

O jogo possui um ambiente ótimo para avaliação comparativa, pois há diversas variáveis que permitem a observação de problemas como planejamento, lidar com situações incertas e raciocínio espacial do mapa, e exige habilidades multitarefas para progredir. Para começar a entender a complexidade do jogo, a máquina foi desafiada a entender as regras básicas do jogo passando a exibir um comportamento engraçado, como atacar o adversário de imediato com trabalhadores. Com esta  estratégia, ele teve 50% de aproveitamento contra a I.A. padrão de StarCraft II na dificuldade Insana. Na fase seguinte, o agente assistiu diversas partidas de jogadores reais e assim aprendeu a executar estratégias comuns de macrogerenciamento, além de se defender de táticas agressivas.

Para demonstrar os avanços da DeepMind em StarCraft II, no dia 24 de janeiro, às 16h (horário de Brasília), haverá transmissões no canal oficial do StarCraft no Twitch e no canal oficial da DeepMind no YouTube.

A DeepMind está focada em atingir os limites da inteligência artificial, desenvolvendo programas que possam aprender a resolver problemas complexos sem a necessidade de mostrar como. Jogos são excelentes ambientes para desenvolver este tipo de pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário