Novo Malware do Chrome faz navegador baixar vários arquivos simultaneamente - Games + Gamers

Recentes

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Novo Malware do Chrome faz navegador baixar vários arquivos simultaneamente

Um script malicioso injetado em sites na Internet pode fazer com que o Chrome trave. O alerta foi dado pela MalwareBytes em um comunicado divulgado na última terça-feira (6). O código faz com que o navegador congele e mostre uma mensagem de aviso para o usuário ligar para um número de telefone.

O curioso é que os hackers que desenvolveram o script utilizaram como base um recurso do próprio navegador do Google. Através de uma API do programa, o código faz com que o Chrome inicie milhares de downloads em poucos segundos.
Ao baixar vários arquivos ao mesmo tempo, o Chrome exige mais do hardware do computador e o processador pode ficar travado em 100% de uso. Em máquinas mais básicas, a ação pode, até mesmo, impedir que o usuário consiga fechar o navegador de forma normal.

A princípio, o erro parece inofensivo, já que não foi descoberto nada relativo a roubo de dados ou a instalação de spywares. No entanto, usuários menos experientes podem ficar apreensivos com a mensagem de que o computador está com vírus e ligar para o número que aparece na tela. Ao fazer a ligação, a vítima pode ser alvo de engenharia social, um método usado para obter informações confidenciais.

Como se proteger
De acordo com a MalwareBytes, uma das formas de evitar esse problema é deixar o bloqueador de anúncios ativo. Como o site não vai conseguir carregar o código, o Chrome não vai travar. Caso o navegador congele, a alternativa é fechar o aplicativo pelo Gerenciador de Tarefas do Windows.

Fonte: TechTudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário